Udemy

Landing Page

Briefing

O objetivo deste projeto é criar uma Landing Page de divulgação e venda para um produto ou serviço. Sendo apenas uma página, contendo todo o conteúdo relevante para o produto a ser trabalhado. A landing page deve ser para alguma marca conhecida no mercado, de forma a divulgar um produto ou serviço. Trata-se de uma página Web, em formato padrão, sem responsividade e sem preocupação com mobile. Faz parte do estudo uma análise sobre melhorias, com um racional baseado nas pesquisas feitas.

Desafio

Compreender o modelo de negócios da Udemy e as necessidades de seus consumidores. Propor melhorias e encontrar a melhor maneira da divulgar seus produtos.

O Processo

A Udemy

A Udemy é uma plataforma de curso online voltada para quem deseja estudar sem sair de casa. O site do serviço permite aprender com aulas grátis ou pagas, ou ensinar seus próprios cursos. 

Atualmente, a Udemy é uma das gigantes do setor de educação à distância, reunindo 150 mil aulas online feitas por 57 mil instrutores para 40 milhões de estudantes. São cursos online em 65 idiomas, com instrutores e alunos de mais de 190 países.

A plataforma disponibiliza uma estrutura para que instrutores/especialistas criem e compartilhem cursos pagos e gratuitos que ajudam a melhorar as habilidades dos alunos.

É amplamente conhecido por sua agressividade no mercado mundial, oferecendo oportunidades para os instrutores ganharem algum dinheiro extra ao ensinar alunos em busca de conhecimento.

 

Os preços

Os instrutores da Udemy também podem oferecer cursos gratuitos, desde que não sejam pagos em nenhuma outra plataforma (por exemplo, YouTube, seu próprio site, outros sites).

Os preços atualmente utilizados variam oficialmente de R$39,99 a R$579,99 (no Brasil), mas com o desconto contemplado, geralmente custa em torno de R$ 27,90.

Os negócios da empresa

É um marketplace de educação acessível que captou um investimento de US$ 50 milhões em fevereiro de 2020, que avaliou a startup em US$ 2 bilhões.

O Brasil já o quinto maior mercado da Udemy, mais de um bilhão de minutos de vídeos em português foram consumidos no marketplace.

A Udemy propõe uma “experiência de comunidade“: os alunos podem conversar com o docente e entre si por meio de chats e fóruns online.

marketplace de educação acessível também investe na análise de dados. O histórico de alunos e cursos servirá para professores descobrirem quais temas de aula têm mais procura.

Os dados também servirão para outra aposta atual da Udemy: a educação corporativa, frente chamada de Udemy for Business. 

Udemy Business

O Udemy Business é um produto voltado para empresas investirem em educação e treinamento para seus colaboradores. 

Os departamentos de recursos humanos contratam o serviço e a oferecem como benefício aos funcionários. Já são mais de 5 mil clientes corporativos atendidos.

Criadores de conteúdo

Qualquer pessoa pode ministrar um curso sobre qualquer tópico, desde que siga as diretrizes da Udemy.

Não é necessária aprovação para começar a criar um curso gratuito na Udemy, também não é necessário o pagamento de nenhuma taxa para se tornar um instrutor.

A plataforma oferece uma ferramenta Marketplace Insights que pode mostrar que tipo de demanda certos tópicos têm, sem pesquisas excessivas no Linkedin e no Google. Além disso, ajuda a promover os cursos em seu site e aplicativo móvel.

O programa de ofertas ajuda instrutores a aumentar suas chances de atrair clientes oferecendo seus cursos com desconto.

Usuários

Udemy possui mais de 40 milhões de usuários aprendendo novas habilidades de 57.000 instrutores que já produziram mais de 130.000 cursos online. Já atinge mais de 180 países, 65 línguas e milhares de empresas utilizam a Udemy para treinar seus funcionários.

Cursos mais procurados

De acordo com a base de dados da Udemy, o Brasil é o terceiro país cuja população mais busca qualificação para a área de tecnologia, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Índia. No recorte feito pela empresa para apresentar os cursos de maior interesse no país, a relação de disciplinas ficou assim:

 

  • Microsoft Power BI;
  • Edição de vídeo;
  • Pintura digital/Digital painting;
  • Express framework (web development);
  • Testagem de software;
  • Inteligência artificial;
  • Programação de sistemas;
  • Hibernat (framework para Java que otimiza tempo de desenvolvimento);
  • Adobe Lightroom;
  • Design gráfico.

Críticas a Udemy

Pesquisando sobre o que usuários, blogs e sites especializados em educação pensam a respeito da Udemy, encontrei alguns tópicos comuns:

1. Falta de uma curadoria séria no conteúdo dos cursos;

2. Descontos enormes;

3. A barreira para se tornar um instrutor é muito baixa;

O que dizem os usuários?

Também realizei uma pesquisa dentro das principais redes sociais da empresa e no ReclameAqui com o objetivo de coletar informações a respeito das maiores reclamações e problemas que os usuários tem com os serviços prestados pela empresa.

  • A maior parte de reclamações é em relação aos descontos, comprar o curso por um valor e finalizar a compra sem o desconto;
  • Outro problema recorrente é a não disponibilização ou demora do acesso ao conteúdo contratado após o pagamento;
  • Em um número menor, principalmente nas redes sociais, encontrei alguns comentários sobre dúvidas em relação a Udemy: O que é? Como funciona? É de verdade? Como dar aulas?
  • Pude constatar através dos comentários, críticas em relação a cursos fracos e sem embasamento e sobre instrutores não capacitados. Inclusive, relatos de cursos pirateados.

Análise da página atual

Após pesquisar e levantar informações da empresa e usuários, segui para uma análise do design e conteúdo da Landing Page.

Análise Heurística

Utilizando as heurísticas de Nielsen para para análise mais aprofundada do design e funcionamento da página, destaco 3 destes pricípios:

1 – Correspondência entre o sistema e o mundo real

  • No menu seletor de categorias do carrossel em formato de abas, não há contraste necessário entre os tópicos para que se perceba tratar de um botão. Há muito texto próximo aos botões, pode aparentar ser apenas mais uma linha textual;
 

2 – Consistência e padrões

  • Discrepância entre os tamanhos dos botões do menu de categorias (ilustrações) e os cards de cursos;
  • Tópicos em duas línguas. Título e botão em inglês – pode causar confusão;

3 – Estética e design minimalista

  • Menu Carrossel: Os cards não possuem uma hierarquia de informações bem definida, o espaçamento é pequeno. Muita informação aglomerada competindo por atenção;
 

Benchmarking

Também analisei o conteúdo das páginas de três empresas concorrentes, que possuem uma atividade similar à Udemy, porém com propostas um pouco diferentes. O objetivo desta etapa era compreender o posicionamento dos concorrentes, observando seus objetivos, estruturas, funcionamento e design de suas páginas. E, traçar um comparativo a fim de gerar alguns insights.

Testando a página com usuários

Com alguns insights gerados a partir dos dados levantados na desk research cheguei a algumas suposições. A fim de validá-las, promovi um teste na página atual com dois usuários da plataforma.

Sale tag
Como interessados pela promoção anunciada encontra esses cursos?
Carousel
Ao escolher um curso dentro de uma temática popular em destaque, como os usuários utilizam e interagem com o menu carrossel;
Attention
Entender quais fatores despertam a atenção do usuário e o levam a escolher um curso;
search
Como buscam por um curso que não esteja anunciado na página principal;

Insights:

way
O anúncio promocional desperta a atenção dos usuários, porém não há nenhum CTA que os encaminhe para uma seleção desses cursos;
difficult
O menu carrossel que parece ser o ponto de maior destaque da página não se mostrou tão eficiente;
function
Os menus iconográfico e de tópicos mostraram ter importância – atraiu a atenção e foram utilizados;
search_01
barra de buscas é importante, foi bem utilizada;
org
Informações principais podem ter mais destaque nos cards – por meio de tags, hierarquia e pesos nos textos e cores. Pois, tem um impacto sobre as primeiras impressões dos usuários, e os ajudam a fazer uma primeira triagem sobre o que lhes interessa;

Mapeamento de experiência

A partir de um entendimento maior sobre os usuários da plataforma e com alguns pontos validados, segui com um estudo de personas e um mapeamento da jornada destes usuários ao acessarem a Landing Page.

Personas

Incialmente, desenvolvi um estudo com três personas baseadas em perfis distintos. Abaixo, o estudo de um estudante e um interessado em se tornar um instrutor.

Jornada dos usuários

Ao traçar a jornada de cada um, procurei encontrar possíveis falhas e problemas no processo. Assim como, detectar oportunidades.

Definição de problemas

Hipóteses

cta
Inserir CTAs atrelados às chamadas promocionais, pode gerar resultados mais efetivos;
ia
Reestruturar o funcionamento e a arquitetura da informação do menu carrossel através de cores, tipografia e tags trará maior legibilidade;
users
Avaliações de usuários reais da Udemy podem humanizar e passar mais confiança;
profile
Uma breve apresentação de instrutores bem avaliados pode transmitir mais credibilidade;
unity
Criar uma unidade visual entre os blocos que compõem a página, pode trazer mais clareza e assertividade na navegação;
thunder
Utilizar na capa uma iconografia com mais destaque, sugestiva e visualmente interessante pode despertar e prender mais a atenção dos usuários;

Ideias iniciais

Princípios de Storytelling

O propósito de uma landing page é converter vendas com chamadas de ação. É importante atrair a atenção do público, e então converte-los em consumidores.
Para que uma landing page desempenhe bem o seu papel, o storytelling é uma ótima ferramenta de influência.

Wireframes

Guia de estilo

UI Design

Capa

Cursos e menus

Humanização

Novos instrutores

Udemy Business

Sobre a plataforma

Protótipo

Clique aqui, para acessar ao protótipo navegável no Figma.

Five-seconds test

Por fim, realizei um teste de usabilidade com três usuários (diferentes dos que fizeram o primeiro teste), todos com o perfil de acordo com as personas. Escolhi o “Five-seconds testing”, pois queria avaliar as primeiras impressões e reações dos usuários.

Fiz o scroll da página do início até os depoimentos de alunos rapidamente e logo após fiz cinco perguntas (não mostrei as partes para inscrição de instrutores e Udemy Business, pois não era o foco para esses usuários).

O objetivo era compreender quais informações ficaram mais aparentes e as principais percepções dos usuários sobre a página.

Insights:

Pude validar algumas decisões de design, como o destaque visual inicial e o propósito da página comunicado em conformidade com a identidade visual da Udemy.

• E, mais importante, a organização e clareza dos temas, categorias e informações.

 

Considerações finais

Neste projeto, procurei focar em novos usuários, ou seja, aqueles que desconhecem ou pouco conhecem a Udemy. Na etapa de descoberta, enquanto realizava algumas análises, optei por realizar um teste com potenciais usuários na atual página a fim de compreender melhor o seu funcionamento e conseguir mapear possíveis problemas. Isso acabou agregando bastante às pesquisas e contribuiu muito para algumas tomadas de decisões.

O grande aprendizado para este case, foi estudar mais a fundo a natureza de uma landing page e abrir visão para o foco dos negócios da empresa, afinal o propósito é a venda. O desafio, foi como comportar o foco nas vendas aliado a uma boa experiência e a construção da imagem da empresa e seus produtos.

Enquanto estava desenvolvendo este projeto, eu estudei e fiz um curso sobre storytelling. O que me ajudou muito na organização das ideias, estruturação dos temas e como tratar o conteúdo da forma mais interessante possível para os usuários, seja através de uma narrativa visual, uso de palavras-chaves e até mesmo aplicação de técnicas de persuasão.